O encontro das pessoas, a experimentação artística e a comunhão de afectos consolidam os desígnios que (pro)movem o Encontrarte Amares, desde 2009.

Um encontro de cruzamento entre arte e comunidade que, numa periodicidade bienal, tem proposto, através de uma programação transdisciplinar, o diálogo vivo entre a radicalidade do pensamento artístico contemporâneo e a herança tradicional da região do Minho.

Exposições de artes plásticas, artes do espectáculo, rádio, ciclos de debate e reflexão teórica, residências artísticas e actividades educativas enformam a programação intensa que culmina em três dias do Encontro, promovendo um ambiente de experimentação, participação, convívio, contemplação activa e liberdade de pensamento.

O Encontrarte Amares reforça o interesse pelo património imaterial da região, celebrando a sua gastronomia, costumes, imagens e sons, estórias e saber fazer. A par e passo, com a memória do passado, seremos confrontados com um reportório de projectos artísticos recentes, que nos seus diversos suportes e temas, nos desafiarão a pensar sobre o que permanece actuante na ordinariedade dos nossos dias.