PT EN

Dr. Urânio

2013

S/ Título

Dr. Urânio apresentar-nos um trabalho cenográfico, que nos projecta para o mundo da ficção cientifica. O espectador poderá acompanhar os sonhos ou imagens mentais de uma personagem criada, um ser humano em estado vegetativo que poderia ser qualquer um de nós.

2015

Conversa em torno do Cinema de Animação

O realizador e artista plástico Dr. Urânio foi convidado a partilhar o seu processo criativo com a comunidade local e o público em geral, revelando as relações que o cinema de animação estabelece com outras disciplinas artísticas e que ajudam a compreender os novos caminhos do cinema de animação. 

Bio

Rui Bourbon nasceu na Povoa de Varzim e apresenta-se no Encontrarte sob o pseudónimo de Dr. Urânio. Deambulando entre realidades paralelas na boémia portuense, Dr. Urânio apresenta-nos desde 1999 uma serie de exposições e eventos que questionam a produção e autoria artistica.
Colocando-se no limiar entre o sarcasmo e a crença numa realidade sobrenatural repleta de seres extraordinários, oferece-nos uma alternativa ao comodismo visual de um mundo dito objectivo. Em Março de 2003 integra a cooperativa cultural " O virgem negra", onde desenvolve trabalho de psicogeografia e em Novembro de 2006 lança on-line o projecto hirudroid.blogspot.com, um espaço de informação e investigação de universos ficcionais e mundos virtuais.
Entre várias exposições que nos apresentou salienta-se em Março de 2002  o seu trabalho intitulado "Boa Esperança", apresentado numa tasca nocturna, suficientemente mal afamada para ter direito á fama na cidade do Porto, e em 2012 "Cronovisões, Ex- votos para o Futuro", em Lisboa.