PT EN
» Home » Noticias

Creatour e Encontrarte Amares

creatour

Desde o inicio de 2017 o Encontrarte Amares colabora com o Creatour.

Um projeto de investigação e experimentação multidisciplinar que visa a constituição e monitorização de uma rede de iniciativas de turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em Portugal.

Integra cinco centros universitários e 20 iniciativas piloto promovidas por organizações culturais e criativas públicas e privadas que colaborarão, nos próximos 3 anos, na criação, promoção, monitorização e avaliação de experiências criativas e culturais em 4 regiões de Portugal: Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

O Creatour alia teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.

O projeto está estruturado de acordo com as dimensões-chave para a valorização do sector criativo:

1) construir conhecimento e capacidade,
2) apoiar o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao lugar
3) reforçar a formação de redes e clusters.


Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra o projeto Creatour tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. 

É financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia